sábado, 1 de maio de 2010

O Fim do Verão




Hoje dia 1º de maio comemora-se no emisferio sul o Samhain (pronuncia, Sou-En), culto celtico pagão, originalmente comemorado em 31 de outubro na Bretanha medieval anteriomente à chegada do cristianismo por lá. É o ano novo celta, e marca a transição do verão para o inverno, duas unicas estações do ano celtico.

Mais não se resume apenas a isso, o Samhain era uma data especial para os celtas, pois eles acreditavam que nessa noite os mortos andariam na terra, e iriam ver suas familias, se alimentarem e se esquentarem ao fogo das lareiras. Sendo cultuado por centenas de pessoas, que preparavam um banquete para receber os mortos.

Um fato interessante é que esse foi um dos poucos festivais que sobreviveram ao catolicismo sem conter grandes mudanças, hoje podemos considera o Halloween um Samhain mais festivo livre de compromissos com a Deusa e o Deus. E tambem o Dia de Todos os Santos feriado cristão, quase na mesma epoca do ano, diferença de poucos dias que, acredito, seja mera confusão com o calendario cristão Falarei de outros cultos ou festivais pagãos com o tempo, a medida que forem se aproximando e eu ouber um pouco sobre eles.

Algumas comunidades pagãs e neo-pagãs ainda cultuam e celebram o Samhain e outros Sabbats no decorrer dos anos, o que vale uma pesquisa para os interessados, seja por mera curiosidade ou por aprendizagem. Indico o Wicca que me foi apresentado recentemente por uma nova grande amiga, que de uma forma ou de outra anda me ajudando muito ultimamente.

Segundo o que eu li, no Brasil quando alguns grupos celebram o Samhain, de forma reservada, seja por respeito ou por não querer ser discriminada por religiões hipocritas, chamam o festival de Noite dos Antepassados.

Enfim, quis apenas abordar um assunto interessante, do qual eu me interesso, porem não sou praticante, ainda..., mas também gostaria de tentar quebrar preconceitos e abrir uma "fome" de curiosidade, para futuras pesquisas de quem quiser. Fico por aqui hoje e desejo-lhes um feliz Samhain.

0 comentários: