sábado, 1 de maio de 2010

As Fogueiras de Bel





A menos de 24h escrevi um post para o blog falando do Samhain que é comemorado hoje no Brasil, 1º de maio, não esquecendo que a data original desse festival Celta é 31 de outubro, no emisferio norte, mas como é um festival que comemora o fim do verão nada mais correto do que comemorar aqui no emisferio sul no dia hoje.

Mas não é sobre isso que eu vim falar agora, e sim que hoje no emisferio norte comemora-se tambem o Beltane, onde onde é comemorado o festival da colheita, ou da fertilidade. Originalmente era exatamente sobre isso, fertilidade, as plantações e essas coisas. Hoje em dia, pelo que eu li, ja não se comemora com esse sentido, e sim a fertilidade com carater "sensual". Sendo claramente não apenas esse o seu celebramento.

Se não me engano, á uma cerimonia em que um homem assume a personalidade do Deus e se deita com uma sacerdotisa que assume a personalidade da Deusa, eles se deitam e celebram o amor, junto com a natureza por uma noite, a noite de Beltane. Simbolizando a união do Deus e da Deusa, os adeptos ao culto, em sua maioria o Wiccano casar-se em maio, pois pra ele é o mês do camento dos dois principais deuses.

"A Fertilidade nesta celebração consta como o desabrochar da Primavera, com o abrir das flores, as sementes e a vida da prole considerada no Reino Animal. Uma Festa que deve ser regada de muita alegria, com danças, coroas de flores e um banquete que valoriza os alimentos da época e principalmente a fogueira, ou algo representando o fogo. Para que possamos deixar que este elemento livre-nos das doenças e que reinicie a vida, na forma primordial, simples e pura." Trecho retirado do Wikipédia http://pt.wikipedia.org/wiki/Beltane

Opondo-se ao Samhain ele simbolisa o fim do verão e o inicio do inverno. Era comum acenderem fogueiras no alto das colinas ou em lugares altos, celebrado com banquetes, conhecidos como as fogueiras de Beltane. Referencia a Bel, um Deus adorado pelo povo celtico.

Discorri um pouco sobre o tema, provalemente não esta a altura do acontecimento em si, a primeira vez que eu tive contato com ele foi quando eu li As Crônicas de Artur, otima trilogia recomendo, de Bernard Corwell. Pretendo aprimorar meus conhecimentos sobre o assunto aos poucos, mais por enquanto ficamos assim.

0 comentários: