terça-feira, 23 de março de 2010

O que é jornalismo

O ato comunicativo viabiliza as práticas sociais da existência humana. Na contemporaneidade, a comunicação adquire proporções globais que anseia atender as sociedades que emergem com necessidades dos seus dias.

Pontuar que o jornalismo é a arte de comunicar acarreta à atividade jornalistica o dever de através de seus canais possibilitar a inserção do individuo numa coletividade, construindo realidades que expressem o mundo que o cerca.

Conceituar o jornalismo é, inicialmente, reconhecer seu viés histórico que o redimenciona a partir de objetivos hodiernos. Atualmente, o jornalista comunica, informa, educa e potencializa as identidades locais. Desta forma, apenas sugerimos algumas das atividades desenvolvidas pelo jornalismo, visto que se torna impossivel delimitar algo que é grande por antureza.

Um dos deveres do jornalista é saber o que esta escrevendo ou divulgando, é ir direto a fonte para que desse modo, todo um grupo social venha a ter conhecimento sobre determinado assunto. Afinal jornalismo é informar, jornalismo é comunicar.


Nota: Texto esse que foi feito por meu grupo, acabou por ser, injustamente, acusado de plágio. Quando será que nós, os jovens, teremos nosso devido reconhecimento?

0 comentários: